30 de jul. de 2014

Acadêmicos de História do Darcy Ribeiro de Governador Nunes Freire visitam Arquivo Público do MA

No dia 25 de Julho os acadêmicos do curso de História do Polo do Programa Darcy Ribeiro-UEMA de Governador Nunes Freire, participaram de uma aula de campo no Arquivo Público do Estado do Maranhão e assistiram  palestra no Centro cultural do Mestre Amaral, ambos no centro histórico de São Luís.
Orientada pela professora Yanna Arraias, da disciplina História da América Colonial, a aula de campo teve como meta estudar formas de trabalho no mundo colonial espanhol comparando com as especificidades da sociedade portuguesa.
Segundo a docente, essa foi uma oportunidade para que os alunos do interior do maranhão conheçam os arquivos históricos e, também, uma possibilidade de conhecer outras fontes de pesquisa para um futuro trabalho de conclusão de curso.
Além disso, Yanna Arrais buscou desenvolver a sensibilidade dos acadêmicos para a compreensão da História do Maranhão e sua ligação com o restante do mundo, percebendo que, embora o Estado tenha sido colonizado pelos portugueses, há muitos aspectos parecidos com a colonização feita pelos espanhóis. “Essa aula de campo contribuiu para a pesquisa empírica do aluno”, disse a professora Yanna.
No final do dia, os acadêmicos assistiram a uma palestra, ministrada pelo professor Júlio Bravo, no Centro Cultural do Mestre Amaral.
O Arquivo Público do Estado do Maranhão - APEM foi criado há 40 anos e oferece serviços dedicados ao resgate da memória maranhense. Ao longo desses anos, cuida da organização e conservação da documentação, como também dos espaços para seu acondicionamento e preservação - por se constituir um patrimônio histórico-cultural do Estado; além de manter a documentação em condições de uso, com qualidade, pelos historiadores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral.
Por: Walline Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo