22 de jul. de 2014

Os números que tiraram o sono de Flávio Dino

graficopesquisa
Enfim, o jornal O Imparcial conseguiu uma importante vitória na Justiça Eleitoral, que decidiu que a publicação da pesquisa Econométrica, divulgada no dia 26 de junho pelo jornal, não desobedeceu em nenhum momento a legislação eleitoral. A decisão foi proferida no último dia 16 pela juíza auxiliar Maria José França Ribeiro, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, mas divulgada apenas no início desta semana.
A magistrada julgou improcedente a ação do PCdoB, partido do candidato Flávio Dino, que tentou por duas vezes impedir a divulgação dos números, que demonstravam uma reação clara do candidato do PMDB, Lobão Filho, que diminuiu absurdamente a diferença entre os dois candidatos.
O PCdoB alegava que a pesquisa erar tendenciosa, uma vez que mediu o peso eleitoral de candidatos a presidente de república na eleição do Maranhão. Já num segundo processo, apontava que a amostra não obedeceu à regra que exige o registro da pesquisa em nível nacional, protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Num mesmo despacho, a juíza indeferiu os dois questionamentos. Informou que a pesquisa respeitou os prazos legais e que a medição da influência do cenário eleitoral nacional em nível local não caracteriza intenção de levar o eleitor ao erro, nem mesmo é tendenciosa.
Sobre a necessidade de publicação dos bairros onde as perguntas foram feitas, a juíza assinalou que não houve erro por parte do instituto, mesmo que os dados tenham sido incluídos na data da publicação da pesquisa. “Não constato a presença de má fé na inclusão tardia desses dados (..). Ademais, não se extrai dos dados adicionados qualquer irregularidade que macule a pesquisa como um todo, a ponto de inviabilizar a sua publicidade”, disse a juíza.
Para o grupo O Imparcial, a decisão comprova a responsabilidade, seriedade e idoneidade do jornal, que busca, a cada eleição, fomentar o debate e informar os leitores com profissionalismo e imparcialidade. “Somos uma empresa de 88 anos e buscamos sempre fazer nosso trabalho com responsabilidade e muito respeito aos leitores e às instituições do Maranhão. Essa decisão reafirma tudo isso e faz justiça à nossa postura de, essencialmente, lutar pela informação de qualidade”, defende o diretor de administração, Pedro Henrique Freire.
Agora com os números amplamente divulgados, percebe-se nitidamente qual a real intenção de evitar que a pesquisa fosse divulgada, mas a tentativa foi em vão e acabou chamando a atenção dos eleitores para o temor do PCdoB e de seu candidato, que anteriormente já comemorava vitória e agora percebe que a eleição está indefinida.

Um comentário:

  1. LOBÃO FILHO TRANSMITE SEGURANÇA, SIMPATIA É COMUNICATIVO, FALA BEM, NÃO TEM MEDO DO POVO, TEM ATITUDE, ENERGIA PARA GOVERNAR NOSSO ESTADO. PRA FRENTE MARANHÃO COM EDINHO LOBÃO.

    ResponderExcluir

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo