11 de set. de 2014

Inscrições para o seletivo 2015 do IFMA para cursos técnicos de nível médio



Instituto Federal de  Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) está realizando as inscrições do processo seletivo 2015 para ingresso nos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, nas modalidades integrada, concomitante e subsequente. Estão sendo oferecidas 4.235 vagas, em 37 cursos. cursos são: Alcântara, Açailândia, Bacabal, Bacabeira, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês, Santa Rita, São João dos Patos, São Luis, São Raimundo das Mangabeiras, Timon, Zé Doca e São Luis (Centro Histórico, Maracanã e Monte Castelo). 

PERÍODO E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO 

As inscrições par o seletivo 2015 do IFMA podem ser feitas no período de 10 a 30 de setembro de 2014, de duas formas: pela internet, no link mais abaixo; ou de forma presencial, diretamente num dos campi do IFMA cujos endereços estão na página 15 do edital.


Para se inscrever, o interessado deverá preencher o formulário e indicar a cidade de realização da prova; o campus em que deseja estudar; a forma de educação (Integrada, Concomitante ou Subsequente ao Ensino Médio); o curso que deseja concorrer e se pretende se inscrever através do sistema de cotas; imprimir e pagar a taxa de inscrição no valor de R$ 20. 
Quem ganhou a isenção da taxa de inscrição já está automaticamente inscrito no seletivo. Quem não ganhou a isenção, deve acessar o sistema novamente (usar o CPF e senha já cadastrados anteriormente quando pediu a isenção) e seguir os procedimentos para se inscrever e pagar a taxa de inscrição. O link para a lista de isentos está mais abaixo.

FORMAS DE CURSOS TÉCNICOS

O Instituto oferece três formas de cursos técnicos:
► Forma Integrada: o aluno cursa o Ensino Médio junto com o curso técnico ao mesmo tempo. Pode concorrer quem já terminou o ensino fundamental ou está cursando 8º série ou 9º ano do ensino fundamental em 2014.
► Forma Concomitante: o aluno faz o curso técnico no IFMA e cursa o Ensino Médio em outra instituição de ensino. Pode concorrer quem já está cursando o 1º ou 2º ano do ensino médio em 2014.
► Forma Subsequente: O aluno estuda somente o curso técnico com cerca de um ano e meio de duração. Pode concorrer pessoas que já concluíram o ensino médio ou estejam concluindo (cursando 3º ano em 2014).

SISTEMA DE COTAS

Neste seletivo, o IFMA adota dois tipos de cotas. Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escolas públicas e 5% serão destinadas aos candidatos com deficiência. O restante das vagas é para concorrência universal, ou seja, qualquer pessoa, inclusive alunos oridundos de escolas particulares, podem participar.

LOCAIS E DATAS DE PROVA DO SELETIVO 2015 DO IFMA PARA CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO

A confirmação de inscrição com o local e endereço de prova está prevista para ser disponibilizada a partir do dia 10 de novembro de 2014, em matéria a ser publicada aqui no Portal Castro Digital.

As provas serão aplicadas no dia 30 de novembro de 2014 (domingo), com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática. Os portões serão fechados às 13h, a prova tem duração de 04 horas. A lista de conteúdos a serem estudados para cada uma das formas de cursos, pode ser consultada a partir da página 41 do edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo