23 de abr. de 2015

Prefeitura de Araguanã realiza Dia D contra a Dengue e Chicungunya

DSC_0064Com o intuito de prevenir e orientar a população, a Prefeitura de Araguanã através da secretária de saúde, realizou o mutirão Contra a Dengue. Durante toda esta quarta-feira (22) várias equipes realizaram estrategicamente em diversos pontos do município orientação e trabalhos de prevenção contra o mosquito.
Para auxiliar o combate a dengue, em Araguanã, a Prefeitura intensificou as ações realizadas no município como a coleta de lixo e a limpeza de ruas. Os agentes comunitários de saúde também realizam bloqueios de controle de criadouros, onde a participação da população foi fundamental.
Já a tarde uma grande mobilização de conscientização junto à comunidade foi realizada pelas ruas do município, onde participaram secretários municipais, alunos, grupo de desbravadores da Igreja Adventista, pais de alunos e Agentes de Comunitários de Saúde que também distribuíram de porta em porta os folhetos informativos que trazem várias dicas de como evitar e quais os sintomas das doenças.
Para a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Maliú Gentil, o objetivo do dia D é de mobilizar a população e chamar a atenção da sociedade para os riscos para a população caso os cuidados necessários não sejam tomados para combater o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão tanto da dengue como a Febre Chikungunya, disse ela.
Maliú ressalta, no entanto, que a população deve se conscientizar e não descartar lixo e entulhos na rua, além de tomar as medidas básicas para evitar que o mosquito da dengue se desenvolva. Ela lembra que no Verão o mosquito se reproduz mais rapidamente e o risco de contaminação é maior.
Já para a coordenadora da atenção básica de saúde, Valdinéia Serra destacou que o mais importante é que cada cidadão assuma o compromisso de se engajar na luta pela erradicação dos focos do mosquito transmissor da doença. “É preciso evitar jogar na rua objetos que sirvam de local para o desenvolvimento das larvas. O poder público sozinho não vai conseguir essa meta. Dependemos do empenho de cada um. É uma luta que precisa da união de todos”, observou a coordenadora do evento. 

Via http://mayconalves.com.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo