22 de mai. de 2015

Prefeito Marcelo Jorge e Secretário Julião Amin definem parcerias à população de Godofredo Viana


O prefeito de Godofredo Viana, Marcelo Jorge, e o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), Julião Amin, definiram nesta semana um conjunto de ações estratégicas entre o Governo do Estado e a administração municipal para garantir o funcionamento da mineradora canadense Aurizona S.A. na região e promover a capacitação profissional de trabalhadores de mineração.

Em reunião na sede da Setres o prefeito Marcelo Jorge informou que a Aurizona pediu, sem apresentar motivos justificados, a suspensão temporária das atividades, o que vai gerar demissão dos trabalhadores da empresa e gerar desemprego para centenas de pais e mães de família da região. O fechamento da Aurizona também vai diminuir a arrecadação municipal e estadual.

Marcelo Jorge solicitou ao Governo Estadual a implantação de cursos de capacitação em mineração, posto de atendimento do Serviço Nacional de Empregos (Sine), projetos de inclusão de trabalho e economia solidária e avanços na agricultura familiar para geração de renda na região. “A reunião foi muito positiva. Explicamos os impactos negativos que serão gerados com a suspensão das atividades da Mineradora Aurizona em nossa região. Ficou decidido uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura e o Governo Federal para evitar essa suspensão”.

“O Secretário também vai viabilizar a questão da qualificação profissional para a população do município e a instalação do Sine em nosso município para gerar emprego e renda”, disse Jorge. Julião Amin disse que fará visita técnica com equipe da Setres ao município para levantar as potencialidades e vocações econômicas e definir cursos de capacitação nas áreas de mineração e a agricultura familiar.
O secretário Julião Amin afirmou que ficou feliz com a presença da comitiva de Godofredo Viana focada na parceria com o Governo do Estado e preocupado com o problema que poderá ser gerado com a suspensão das atividades da Aurizona. “Nós iremos tomar medidas para garantir programas de emprego e renda aos moradores da região e atuar para impedir que essa mineradora, que recebe incentivos do Governo estadual e federal, desative suas atividades e evite gerar o caos na região”.

“Vamos atuar para impedir essa desativação e também vamos capacitar os trabalhadores da região, focados nas potencialidades econômica da região, pesca, agricultura familiar e mineração. Uma força-tarefa entre o Governo do Maranhão, por meio das secretárias de Estado do Meio-Ambiente, Minas e Energia, Indústria e Comércio e Trabalho e Economia Solidária com a Prefeitura”Segundo Amin, essa força-tarefa vai estudar as ações que serão desenvolvidas junto a Mineradora Aurizona para garantir a manutenção de empregos dos mineradores da empresa e implantar os cursos de capacitação profissional. Participaram ainda da reunião João Jorge e o assessor de Planejamento da Setres, Francisco Perez Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo