3 de ago. de 2015

Notas falsas estão circulando pelo comércio de Governador Nunes Freire


Na Manha desta segunda-feira (03) um comerciante Da Cidade entrou em contato com o Blog para informar sobre a circulação de notas falsas na cidade. De acordo com as informações apuradas, desde a última semana foram identificadas 10 notas falsificadas de R$ 100,00 repassadas ao comércio local, números Ainda Não confirmados pelas agências bancárias da cidade.

A comerciante que fez o alerta recebeu uma dessas notas, no final da semana passada. 


O empresário autor do alerta destacou a dificuldade na identificação da fraude. “É tudo muito rápido. O problema é que a nota era perfeita. A falsificação era muito fiel a uma nota verdadeira, finalizou o empresário.

Confira as dicas de segurança da Polícia Federal para identificação de moeda falsa:

1 - Método “Tocar – Observar – Inclinar”: Percebendo se a textura da nota é diferente do normal e se os elementos de segurança são visíveis pela observação da nota em contraluz ou através da sua inclinação, este método permite identificar um grande número de notas falsas.

2 - Comerciante, não tenha pressa no atendimento: Geralmente essas notas são passadas em locais de grande concentração de pessoas, feiras, lojas, supermercados, comércio ambulante, e muitas vezes a pressa do comerciante para atender um maior número de clientes faz com que ele não tome o devido cuidado em verificar a nota que está recebendo. 

3 - Conheça bem a nota verdadeira: Geralmente pessoas que lidam diariamente com dinheiro, como os caixas de banco e comerciantes, sabem facilmente identificar uma nota falsa - essa experiência em manusear diariamente o dinheiro verdadeiro faz com que eles se tornem especialistas em identificar notas falsas.

4 - No caso de dúvida, compare a nota suspeita com uma nota verdadeira.

5 - Observe a textura da nota: Outra cautela que pode ser tomada é reparar na textura do papel das notas que estão sendo recebidas, as notas falsas tendem a ser lisas, enquanto as notas verdadeiras são ásperas e possuem um alto relevo e saliência nos itens de segurança que pode ser percebido pelo tato. Sinta com os dedos o papel e a impressão.

6 - Observe a impressão da nota: Nas cédulas legítimas, as tonalidades de cores são firmes – as notas falsas têm cores com pouca nitidez e costuma haver borramento das cores.

7 - Verifique a marca d'água colocando a nota contra a luz.

8 - Baixe de forma gratuita no seu smartphone o aplicativo “Dinheiro brasileiro”: O aplicativo desenvolvido pelo Banco Central não analisa a autenticidade da cédula, mas ajuda a identificar e conhecer os itens de segurança.

Observação; Até o Fechamento Dessa Matéria Outros Empresarios Ja Denunciaram a circulação de dinheiro falso em governador nunes freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo