26 de abr. de 2016

Roberto Costa denuncia falta de medicamentos para pacientes renais no Maranhão

Roberto-Costa3No pronunciamento desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa apresentou uma agravante situação para os pacientes renais crônicos do Maranhão, que necessitam de tratamento fornecido pelo Ministério da Saúde.
O parlamentar relatou que durante este fim de semana, em Bacabal, esteve com representantes da Associação dos Pacientes Renais e Transplantados do Médio Mearim (Apartam) e, na ocasião, eles afirmaram que três mil pacientes renais estão sem receber a medicação fornecida pelo Ministério da Saúde.
“Fiz uma consulta ao Ministério da Saúde e realmente a responsabilidade por essa medicação é do Ministério da Saúde, que, em função de algumas situações, não tem conseguido fazer esse repasse para os estados, e o Maranhão tem sido atingido. É um assunto grave, porque envolve vida de maranhense, de pessoas realmente que já vivem numa luta diária em função do seu problema renal, de fazer hemodiálise. E nós temos que buscar uma solução para esse problema”, disse o deputado.
Dos três mil pacientes renais crônicos do Maranhão, 300 são do município de Bacabal. E o deputado confirmou que estará em Brasília na próxima semana, juntamente com o senador João Alberto e o deputado João Marcelo, para viabilizar com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, o reestabelecimento do fornecimento da medicação.
“Os pacientes renais precisam urgentemente dessa medicação, caso contrário, eles correm um sério risco de vida E nós temos a responsabilidade de buscar uma solução. 300 destes pacientes estão em Bacabal, são famílias que vivem numa agonia, numa situação de dificuldade em função do tratamento que é delicado e não podemos aceitar que eles fiquem sem essa medicação. E nós precisamos dar uma resposta a todos os doentes renais do Maranhão”, declarou.
O peemedebista solicitou a relação dos medicamentos que estão faltando na farmácia estadual para a Secretaria Estadual de Saúde.
Paciente-fazendo-hemodialise-14-03-14-615x340
“Carlos Lula prontamente nos atendeu e reforçou a preocupação do Estado com essa situação, por conta do atraso no repasse do Governo Federal. A medicação que estava faltando é uma chamada Hemax, mas fui informado hoje que também está faltando, o Ferro Endovenoso, e Calcitriol. E sem essa medicação existe uma grande probabilidade de vários pacientes virem a óbito. Isso é um caso preocupante”, lamentou.
Por fim, Roberto Costa, afirmou que não aceitaram que essa situação persista e que os pacientes venham a óbito em virtude da falta de medicamentos que é de responsabilidade do Governo Federal.
“Nós não podemos nos calar porque, como eu disse, são vidas de maranhenses que estão correndo risco muito sério e que nós precisamos, enquanto deputados estaduais, enquanto cidadãos, assumir o nosso compromisso em sair em defesa do nosso estado e da população do Maranhão”, finalizou o deputado.

http://www.marcelovieira.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo