22 de set. de 2016

Residência de juiz é alvo de ataque em São Domingos do Maranhão, MA


o da casa do magistrado foi atingida por seis tiros (Foto: Carlinhos Veras) 

Caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira (21); polícia já investiga. Seis tiros foram disparados no portão da casa do magistrado.
 A residência de um magistrado foi atingida por tiros disparados por suspeitos na madrugada desta quarta-feira (21), em São Domingos do Maranhão (MA), município localizado a 386 km de distância de São Luís – região central do Estado. A informação foi confirmada ao G1pela delegacia da cidade e pelo secretário de Segurança Pública do Maranhão, Jefferson Portela, à rádio Mirante AM. O ataque aconteceu na casa do juiz Clênio Lima Corrêa, titular da 1ª Vara de São Domingos do Maranhão. Segundo a Polícia Civil, foram seis disparos contra o portão da residência. Uma equipe da 4ª Companhia do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade esteve no local pela manhã. Não há informações sobre feridos no ataque. “As forças policiais mais próximas de combate localizadas emPresidente Dutra (município sede da delegacia regional de Polícia Civil e BPM) se deslocaram para São Domingos, e nós hoje mesmo, independente deste fato, já estamos com a caravana de distribuição de policiais no interior do Estado”, garantiu o secretário, que vai pessoalmente à cidade nesta quinta-feira (22). O G1 tentou falar com o juiz Clênio Lima Corrêa, mas ele não foi localizado pela reportagem. Por telefone, a 1ª Vara de São Domingos informou que o magistrado, que responde também pela comarca eleitoral, estaria ministrando o treinamento de mesários da região. Em nota enviada ao G1, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) confirmou o ataque e inteirou que a Diretoria de Segurança Institucional já está acompanhando o caso. A nota informou também que o juíz e sua família terão todo auxílio necessário. Leia nota na íntegra.

NOTA

O Tribunal de Justiça do Maranhão confirma a informação de que a casa do juiz titular da Comarca de São Domingos do Maranhão, Clênio Lima Corrêa, foi atingida com tiros na madrugada desta quarta-feira (21). A Diretoria de Segurança Institucional já está acompanhando o caso, com equipe a caminho da cidade, para acompanhar as investigações da polícia e dar o suporte necessário ao magistrado e sua família, que passam bem. De acordo com informações repassadas pelo juiz, por volta das 2h desta madrugada, duas pessoas em uma moto passaram pela frente de sua residência em São Domingos do Maranhão e dispararam seis tiros, que atingiram o portão da casa, carro e uma porta. Imediatamente a polícia foi acionada pelo magistrado. O desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha, se manifestou na Sessão Plenária e afirmou total apoio do Poder Judiciário ao magistrado, bem como solidariedade pelo ocorrido. O presidente reafirma repúdio a ações criminosas que tentam intimidar e ameaçar magistrados em suas funções judicantes. Os desembargadores integrantes do Pleno também manifestaram total apoio ao magistrado. A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) também emitiu comunicado oficial repudiando o ato criminoso. A nota endossou que tais condutas merecem do poder público a mais firme e rigorosa resposta. Leia a nota na íntegra.

NOTA


A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) vem a público repudiar veementemente a ação criminosa ocorrida na madrugada desta quarta-feira (21), na Comarca de São Domingos do Maranhão, ocasião em que o Juiz Clênio Lima Corrêa teve a sua casa atingida por diversos disparos de arma de fogo, em uma ação criminosa de cunho nitidamente intimidatório à sua atuação naquela Comarca. Em face do ocorrido, a AMMA reitera que atentados aos magistrados são atentados ao Estado Democrático de Direito, condutas que merecem do poder público a mais firme e rigorosa resposta. Ao tempo em que se solidariza com o Juiz Clênio Lima Corrêa, a AMMA reafirma sua postura de luta para garantia da livre e segura atuação dos juízes de direito maranhenses e permanecerá atuante na defesa de toda a classe. Informa, ainda, que se manterá vigilante, não só para acompanhar e fiscalizar, mas também para cobrar a atuação das autoridades de segurança pública competentes, no sentido de que, o mais rápido possível, sejam os responsáveis identificados e punidos.

Investigações sobre a motivação
Um inquérito já foi instaurado para apurar as circunstâncias e a motivação para o ataque, e os suspeitos já estão sendo procurados, mas a delegacia de São Domingos do Maranhão evitou divulgar as possíveis linhas de investigação.

Sobre a motivação, o secretário de Segurança Pública disse que aguarda o relatório do delegado regional e do Comando da Polícia Militar, tenente-coronel Ivaldo. “Eu vou aguardar essa transmissão oficial para saber a motivação, mas para nós é indiferente. Se foi uma ação de criminoso comum, nós vamos reprimir. Se for ação de um criminoso com fins eleitorais, nós vamos reprimir da mesma forma”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo